nandofanclub

Dissertações, opiniões, escárnio e mal-dizer, canções de amigo, pensamentos ociosos, odiosos, preguiçosos, o óbvio, o subliminar, a bela e o monstro, eu, tu, ele, aquele, aqueloutro, o que só acontece aos outros, o que só me acontece a mim. Tenho dito.

7.1.06

O que é nacional é (mais ou menos) bom



Venho por este meio declarar que, em minha modéstia opinião, o Design português está bom e recomenda-se. Neste jardim à beira mar plantado, o que por cá se faz em termos de Design contribui tanto ou mais que o Mourinho ou os Madredeus para o prestígio nacional.
Senão vejamos: o logótipo da candidatura portuguesa para a organização do Euro 2004 foi uma pérola. Encomendado à pressa pelo malfadado Carlos Cruz a um qualquer gabinete sem história, veio a revelar-se como uma verdadeira jóia da nossa comunicação – tratava-se de um “clipart”, retirado talvez de um qualquer arquivo do Publisher, mas genialmente invertido pelos autores da façanha, que aplicaram também as nossas orgulhosas cores à obra. Como consequência disso, e ganha a organização da prova, toda a imagem do Euro foi concebida lá fora, num qualquer país de menor capacidade de desenrascanço que nós. E que lindo foi ver o nosso “clipart” desenhado pelos corpos de milhares de pessoas no estádio nacional…
Há tempos idos, chegou-me aos tímpanos outra história de glória do Design português. Num certame de prestígio, iam membros do júri (provavelmente após um jantar bem regado) a passear por entre as obras a concurso. Reparam numa peça linda de morrer, um produto de design em todo o seu esplendor. Atribuem-lhe um merecido primeiro prémio. Mais tarde vem-se a saber que a obra galardoada não estava a concurso, mas fazia parte da mobília. Chorei de comoção.
Mais recentemente noutra louvável iniciativa, desta vez no Centro Português de Design [a nossa Sé Catedral] os prémios foram atribuídos a membros do júri desse mesmo concurso. O C.P.D. teve inclusivé a gentileza de publicar orgulhosamente tais resultados, para que dúvidas não restassem. Já não tenho lágrimas que cheguem para tais emoções.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É o país em que vivemos, infelizmente!
O sobejamente conhecido factor C, importantíssimo para os alpinistas sociais.
Não foram raras as vezes em que assistimos a concursos "públicos" com a vaga já há muito encomendada.
Parafraseando James Hetfield, "sad but true"...

3:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tento rir para não chorar.

6:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home