nandofanclub

Dissertações, opiniões, escárnio e mal-dizer, canções de amigo, pensamentos ociosos, odiosos, preguiçosos, o óbvio, o subliminar, a bela e o monstro, eu, tu, ele, aquele, aqueloutro, o que só acontece aos outros, o que só me acontece a mim. Tenho dito.

18.1.06

O silêncio é de ouro, quando não é de latão



"O silêncio é de ouro". Há quem diga também que "os olhos são o espelho da alma". Chavões com piada, sem dúvida. Cá vai outro de contornos bíblicos: "no início era o verbo".
Será que os actos suplantam as palavras? Poderão ocupar ocasionalmente o seu lugar. Por vezes, uma expressão irada será mais eficaz e fulminante do que um eloquente monólogo; um piscar de olho será suficiente para definir intenções - neste caso, as palavras que se seguem serão consequência directa da prévia expressão corporal. Por vezes, nem é necessário haver premeditação: um tique nervoso ou uma pertinente dificuldade em fitar os olhos do interlocutor, podem denunciar uma falsidade nas frases proferidas.
Tudo é comunicação. Desde o dedo médio em riste com que um condutor presenteia outro, passando pelo grunhido monossilábico de quem não percebeu a pergunta, pelo sugestivo cruzar de pernas presente na linguagem da sedução, pelo nervoso bater da caneta na mesa quando o exame se transforma num pesadelo inquisitório, acabando num demagógico e sonolento discurso à nação nas vésperas da ida às urnas.
Quer queiramos, quer não, basta estar vivo para comunicar, directa ou indirectamente. Mesmo a intensidade da respiração pode fazer transparecer o nosso estado emocional para o exterior. Assim sendo, e porque “em terra de cegos quem tem olho é rei”, ou então é ciclope, quem atingir o total controlo das suas palavras e acções, tem o mundo na mão.

2 Comments:

Blogger Jlsantos said...

O silêncio é de ouro, quando não é de latão!!
Não concordo que silencio seja de ouro, mas para alguma pessoas que falem demais e acertam pouco, para essas pessoas o silencio é de diamante...
Fico aguardar um texto com o titulo vida malvada e aqueles que lêm a vida economica, deixam de passar por aqui!!!
Um abraço para o GRANDE NUNO
TU ÉS GRANDE!!
JÚLINHO

9:16 da tarde  
Blogger Jlsantos said...

Amigo o silêncio é de ouro,nao concordo mto mas para mta gente que fala demais e acerta quase nada, para essas pessoas ate e de diamante!
Fico aguardar arigo VIDA MALVADA e informo a todos leitoresda vida economica a boicotarem este espaço...
Um abraço enorme ao GRANDE NUNO tu es grande!!!
Julinho

9:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home